O Exame de Fundo de Olho (Fundoscopia ou Oftalmoscopia) examina as artérias, veias e nervos da retina através dos meios transparentes do olho (salvo em caso de patologias) que se interpõem entre o médico e a retina. A retina localiza-se na parte posterior do globo ocular e tem como função transformar o estímulo luminoso em estímulo nervoso que permite a visão. Além de propiciar um diagnóstico local, o exame da retina permite avaliar alguns aspectos da saúde do indivíduo de uma maneira geral, concentrando-se especialmente no nervo óptico, nos vasos retinianos e na sua região central, denominada mácula. O exame de fundo de olho é a melhor forma de analisar o estado de nossos vasos sanguíneos sem utilizar um método invasivo.
O aparelho que o médico usa nesse exame é chamado Oftalmoscópio. Ele projeta um feixe de luz no interior do olho. Mediante a reflexão dessa luz na retina, o exame permite a observação de suas estruturas. Para facilitar e ampliar a visão da retina, o médico geralmente usa um colírio que dilata a pupila ocular. Essa dilatação, especialmente se muito intensa, ocasiona posteriormente uma fotofobia (aversão à luminosidade), que faz com que o paciente tenha que aguardar algum tempo antes de expor-se à claridade.
Existem dois tipos de Fundoscopia:
A Fundoscopia faz parte da rotina no consultório dos oftalmologistas e é um meio prático e fácil de avaliar a situação clínica de vários órgãos, fornecendo informações sobre o desenvolvimento de algumas doenças. O exame pode ser feito em pessoas de qualquer idade. Bebês, prematuros ou não, cujas mães sofreram infecções durante a gestação, devem ser submetidos ao exame, que pode, além disso, revelar a presença de tumores e de doenças locais ou sistêmicas. Em adultos, o Exame de Fundo de Olho é importante para o diagnóstico de doenças locais e para a detecção precoce de enfermidades sistêmicas: hipertensão arterial, diabetes e patologias neurológicas, entre outras. No envelhecimento, o exame pode detectar o surgimento de drusas (depósitos de cristais brancos ou levemente amarelados) na retina, que podem levar à cegueira, e degenerações maculares próprias da idade.
As principais doenças que podem ser diagnosticadas ou acompanhadas por meio do Exame de Fundo de Olho são:
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (12) 3832.3567