RÍGIDAS GÁS-PERMEÁVEIS


O que é?


As LENTES DE CONTATO RÍGIDAS GÁS-PERMEÁVEIS são produzidas com materiais mistos (orgânicos e inorgânicos). As características principais destes materiais são a sua permeabilidade aos gases (notadamente oxigênio e gás carbônico), flexibilidade e leve absorção de água (o suficiente para manter um ângulo de umectação de 25º a 30º).




Vida Útil das Lentes


As LENTES DE CONTATO RÍGIDAS GÁS-PERMEÁVEIS têm vida útil estimada em 1 ano, dependendo das condições ambientais em que são usadas. Em casos específicos, a freqüência de troca pode ser maior.




Indicações de uso


As LENTES DE CONTATO RÍGIDAS GÁS-PERMEÁVEIS são indicadas para CERATOCONES, ASTIGMATISMO de córnea, casos pós-cirúrgicos ou ainda pessoas com alergia à produtos de limpeza de lentes de contato hidrofílicas. Obs.: A decisão quanto ao tipo de lente em relação à matéria-prima e ao percentual de permeabilidade aos gases, deve ser tomada juntamente com o especialista em lentes de contato, que, através da análise da receita médica, avaliação das medidas do olho, perfil do cliente e teste prático, selecionará a lente mais adequada.




Benefícios


Para os casos citados como indicação, as lentes de contato rígidas gás-permeáveis oferecem uma visão superior às lentes gelatinosas tradicionais ou descartáveis, inclusive nos casos de CERATOCONE avançado (grau III) em que não é possível conseguir visão satisfatória com óculos.


GELATINOSAS COLORIDAS


O que é?


LENTES DE CONTATO GELATINOSAS são usadas como uma alternativa ao uso de óculos para corrigir erros refrativos (erros de grau). Entretanto, culturalmente, em algumas sociedades, os olhos claros são vistos como beleza e as LENTES GELATINOSAS COLORIDAS vêm ganhando popularidade para fins cosméticos. Lentes cosméticas são lentes coloridas usadas sem a necessidade de esconder defeitos oculares.


As LENTES DE CONTATO GELATINOSAS COLORIDAS COSMÉTICAS são adaptadas para mudar a aparência natural dos olhos, podendo ser usadas ou não na correção de problemas refrativos. Dessa forma, possuem também indicação óptica e não somente cosmética.


As lentes são chamadas protéticas quando indicadas para proporcionar uma coloração parecida entre os dois olhos, simular a presença de íris ou da pupila, ou até para alterar a cor e a aparência de olhos desfigurados.


Atualmente existe uma grande variedade de lentes coloridas no mercado e, com os avanços da tecnologia, elas já podem resolver a maioria das alterações da córnea. São confortáveis e podem ser descartáveis ou não. Existem dois tipos de LENTES DE CONTATO GELATINOSAS COSMÉTICAS/PROTÉTICAS: as translúcidas (filtrantes) e as opacas (pintadas).


As lentes translúcidas, conhecidas também como lentes de construção homogênea ou filtrantes, permitem a passagem da luz, por isso a cor da lente adaptada sofre influência da cor natural do olho. Essas lentes podem ser tingidas totalmente ou parcialmente, deixando a pupila incolor ou com outra coloração. Existem de várias tonalidades: azul, verde, marrom, preta, vermelha, entre outras. Sua principal vantagem é ser fina e confortável.


GELATINOSAS DESCARTÁVEIS


O que é?


LENTES DE CONTATO GELATINOSAS DESCARTÁVEIS são aquelas que – como o próprio nome diz – devem ser descartadas após o uso. Ou seja, após você usar uma lente de contato descartável, pelo tempo prescrito, você deve jogá-la no lixo.


Jogar sua lente de contato descartável no lixo pode parecer estranho de início, mas saiba que as lentes de contato descartável oferecem várias vantagens por isso.




Vantagens das Lentes de Contato Descartáveis



  • Antes de mais nada, uma LENTE DE CONTATO GELATINOSA DESCARTÁVEL tem em sua composição mais água. Isso aumenta o conforto de uso desse tipo de lente.

  • Outra vantagem é que você está sempre (ou quase sempre) utilizando um produto novo, livre de bactérias, proteínas, etc. Ou seja, segurança e higiene é outra vantagem das LENTES DE CONTATO DESCARTÁVEIS.




Como cuidar de suas Lentes



  • Deve-se sempre lavar, enxaguar e secar bem as mãos antes de manusear as lentes.

  • Antes de retirá-las diariamente, lavar o estojo de acondicionamento das lentes com água corrente e deixar secar ao ar (não usar sabão ou detergente, apenas água).

  • Preencher o estojo com solução multi-propósito Unique pH ou similar, e adicionar uma gota de limpador ativo Opti-free Supracleans para cada lente.

  • Lavar as lentes com solução multi-propósito Unique pH antes de guardá-las no estojo.

  • Deixar as lentes no estojo fechado durante a noite ou pelo menos por 6 horas.

  • Antes de recolocá-las pela manhã enxágüe-as em solução multi-propósito Unique pH.




Lembre-se: a adaptação de lentes de contato é um ato médico. Entre em contato conosco. Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (12) 3832.3567


GELATINOSAS DE USO ANUAL


O que são?


As LENTES DE CONTATO – quando bem indicadas e adaptadas – são uma opção aos óculos para problemas como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Seu uso seguro e o exame anterior de adaptação com seu oftalmologista, ajudarão você a definir qual o melhor tipo de lente para o seu caso. Além disso, revisões periódicas são fundamentais para se evitar complicações no uso das lentes. As LENTES DE CONTATO GELATINOSAS são macias e flexíveis, usadas para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Podem ser descartáveis (com durabilidade diária, quinzenal e mensal) ou Permanentes/Anuais.




Silicone Hidrogel


LENTES DE CONTATO DE SILICONE-HIDROGEL – consagradas por oftalmologistas e sucesso no exterior, as lentes de contato produzidas com silicone-hidrogel proporcionam quatro vezes mais oxigênio para os olhos que as lentes gelatinosas comuns, trazendo muito mais saúde aos olhos de quem deseja uma alternativa para os óculos. São especialmente desenhadas para corrigir as imagens borradas que muitas pessoas enxergam, principalmente, em torno de pontos luminosos e são conhecidas como “aberrações esféricas”. Oferece uma visão mais clara e nítida para quem precisa corrigir miopia, hipermetropia e, agora também, astigmatismo. Enquanto, nas lentes de contato à base de hidrogel, a transmissibilidade de oxigênio era grandemente influenciada e limitada pela quantidade de água no material, nas lentes de contato de silicone-hidrogel a transmissão se dá muito mais pelo componente silicone, que as diferencia grande e favoravelmente em relação ao material mais antigo. Do ponto de vista do conforto, pacientes usuários de tecnologias baseadas em hidrogel, quando readaptados com lentes de contato de silicone-hidrogel, referem melhora especialmente do desconforto relacionado à sensação de ressecamento ao longo e ao final do dia de uso. Foi estudado, mais recentemente, o comportamento das lentes de contato de silicone-hidrogel em ambientes desfavoráveis, como durante o uso intensivo de computadores, ar condicionado, ou longas horas dirigindo. Também nestes ambientes e situações desafiadoras, a readaptação com lentes de silicone-hidrogel foi positiva na melhora dos escores de conforto.




Tóricas


LENTES DE CONTATO TÓRICAS – corrigem o astigmatismo, corneal e/ou residual. O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferentes. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada.




Multifocais


LENTES DE CONTATO MULTIFOCAIS – Se você já passou dos 40 anos e tem dificuldade para ler letras pequenas, você provavelmente sofre de presbiopia. Antigamente a única opção para corrigir a presbiopia era o uso de óculos de leitura ou de óculos multifocal. Hoje, já é possível corrigir esse problema com o uso de lentes de contato. Quem usa lentes de contato e tem vista cansada tem 3 opções de correção:



  • Usar um óculos para perto em cima da lente de contato de longe

  • Usar lentes de contato monovisão (um olho para longe e outro para perto)

  • Usar lentes de contato multifocais ou bifocais


É importante ressaltar que essas LENTES DE CONTATO MULTIFOCAIS não vão proporcionar uma visão tão nítida e confortável quanto um óculos multifocal ou um óculos só de longe ou só de perto. No entanto, elas darão uma visão nítida o suficiente para a maioria das atividades do dia-a-dia. É o fim da dependência do óculos.