Astigmatismo é uma imperfeição comum, leve e facilmente tratável na curvatura do olho. A maior parte do poder de foco no olho ocorre ao longo da superfície frontal, chamada córnea. A próxima estrutura envolvida na focagem é o cristalino, lente que fica atrás da iris no interior do olho.
A córnea ideal tem uma superfície simetricamente curva, como uma bola de basquete. O astigmatismo é causado por uma córnea ou uma lente que não é simétrica. Como resultado, as pessoas com astigmatismo podem ter visão distorcida ou borrada.
O astigmatismo pode ocorrer em famílias e na maioria dos casos está associado com outros problemas de refração, como miopia ou hipermetropia. Ele também pode aumentar ao longo do tempo devido à idade.
Seu olho tem duas partes que concentram as imagens, a córnea e o cristalino. Em um olho com a forma perfeita, cada um destes elementos de focagem tem uma curvatura lisa, como a superfície de uma esfera.
A córnea ou cristalino com tais curvas de superfície de curvatura refrata toda a luz recebida da mesma maneira e faz uma imagem perfeitamente focada na parte de trás do olho.
No entanto, se sua córnea ou lente não é uniforme e curva, os raios de luz não são refratados corretamente, e a imagem não fica igualmente focada. Isso faz com que a visão parece borrada, dando origem ao astigmatismo.
No astigmatismo, a córnea ou o cristalino tem uma curva mais acentuada para uma direção do que para outra. Você tem astigmatismo corneano, sua córnea tem uma forma distorcida. Você tem astigmatismo lenticular se seu cristalino é distorcido.
O astigmatismo pode ocorrer em combinação com outros erros refrativos. Veja:
O astigmatismo pode estar presente desde o nascimento, ou pode se desenvolver após uma lesão ocular, doença ou cirurgia. O astigmatismo não é causado ou agravado pela leitura com pouca luz, sentar muito perto da televisão ou estrabismo. Uma causa importante de astigmatismo é coçar o olho, prática muito comum em clima seco e alta concentração de poeira no ar.
Entre os fatores de risco para astigmatismo estão:
O sintoma mais comum do astigmatismo é a visão borrada ou dupla. Se a visão está apenas um pouco afetada, é possível que não tenha nada de errado. Astigmatismo mais significativo pode causar distorções visíveis.
É particularmente importante lembrar que bebês e crianças com problemas de visão podem não perceber o problema. Afinal, elas podem nunca ter visto o mundo em foco. É por isso que é uma boa ideia ter um controle regular da visão das crianças, principalmente se há casos de problemas refrativos na família. É de suma importância fazer o teste do olhinho logo no nascimento do bebê e levar a criança ao oftalmologista no primeiro ano de vida. Neste período, muitas doenças podem ser diagnosticadas e tratadas, sendo algumas com medidas simples como uso de tampão, evitando assim a cegueira.
Aqui estão alguns sintomas de astigmatismo:
Crianças com astigmatismo podem experimentar:
O objetivo do tratamento de astigmatismo é melhorar a visão do paciente ou operar a córnea desigual. Os tratamentos incluem óculos, lentes de contato gelatinosa tórica e lente rígida, anel intra estromal (anel de ferrara para casos de ceratocone), cirurgia refrativa, e cirurgia de catarata com implante de lente intra-ocular tórica.
Lentes corretivas tratam astigmatismo por contrariar a curvatura desigual da sua córnea. Tipos de lentes corretivas incluem:
Este método de tratamento para astigmatismo corrige o problema, reformulando a superfície do olho. Antes da cirurgia, os médicos vão avaliá-lo e determinar se você é um candidato para a cirurgia refrativa. Métodos incluem:
* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (12) 3832.3567