Cirurgia Refrativa Laser

CIRURGIA REFRATIVA LASER PARA MIOPIA

 

COMO É FEITA A CIRURGIA PARA PARA CORREÇÃO DE MIOPIA?

Pinga-se algumas gotas de colírio anestésico no olho do paciente. Caso ele esteja muito nervoso, o médico pode optar por dar um leve sedativo antes do início da cirurgia. Corta-se o epitélio (membrana que reveste a córnea). Então um laser – de altíssima precisão – começa a “trabalhar” de forma extremamente rápida. O paciente pode, inclusive, movimentar o globo ocular porque o laser lê a superfície dos olhos até 4.000 vezes por segundo, o que faz com que ele sempre acerte no ponto certo. Após modelar a córnea corretamente, de acordo com o grau do paciente, o epitélio é recolocado e o paciente já está liberado. A cirurgia de miopia dura, em média, 20 minutos.

RISCOS DA CIRURGIA DE MIOPIA:

Os riscos que envolvem a cirurgia refrativa são os mesmos das cirurgias normais, com chances (pequenas) de algo dar errado durante a cirurgia. Para isso, procure um bom hospital e um cirurgião conceituado. A cirurgia consegue curar 90% dos casos de miopia. Em outros casos, pode sobrar algum grau, mas isso se dá pelo fato de a cicatrização da córnea/epitélio não ser a mesma de paciente pra paciente. O ideal é que você faça todos os exames pré-operatórios que o seu oftalmologista te receitar, para diminuir ao máximo os riscos da cirurgia.

QUEM PODE FAZER:

Pessoas acima de 21 anos e com grau estabilizado (isso é muito importante: caso seu grau ainda não tenha se estabilizado, a cirurgia não adiantará de nada), pacientes que não tenham a córnea muito fina (visto que isso impede a cicatrização) e pacientes que não tenham anomalias/doenças oculares, como olho muito seco, catarata, entre outras. Quem tem condições de fazer a cirurgia deve fazer. É um investimento que vale pela vida inteira. Para mais informações, procure o seu oftalmologista.


 

CIRURGIA REFRATIVA LASER PARA ASTIGMATISMO

 

O QUE É ASTIGMATISMO?

ASTIGMATISMO é uma anomalia da visão onde a curvatura da córnea é ovalada e não esférica, como é o normal. Esta alteração faz com que a luz se refrate em vários pontos da retina, provocando deformações na visão. As imagens, então, aparecem embaçadas ou distorcidas. A pessoa tem dificuldade para enxergar nitidamente tanto de longe como de perto, variando conforme o grau da doença. O ASTIGMATISMO afeta a visão tanto de crianças quanto de adultos e pode ser corrigido com o uso de óculos, lente de contato ou cirurgia. As cirurgias refrativas procuram modificar a superfície da córnea, regularizando a curvatura corneal na sua porção central e determinando a formação da imagem na retina. As mais conhecidas, e que se propõem corrigir diferentes graus de astigmatismo, são as cirurgias com Excimer Laser – Lasik e PRK.


 

CIRURGIA REFRATIVA LASER PARA HIPERMETROPIA

 

O QUE É HIPERMETROPIA?

HIPERMETROPIA é o grau positivo, em que há embaralhamento para longe e vista cansada para perto. Quanto mais idade, mais o grau se manifesta e mais dependente dos óculos o paciente se torna. Em geral, após 40 a 45 anos, além da HIPERMETROPIA, manifesta-se a presbiopia (vista cansada). Isso leva o paciente ao uso de óculos para longe e perto, antigamente chamado de bifocal e hoje substituído pelo multifocal. A cirurgia de HIPERMETROPIA pode ser feita até 6 graus, dependendo das condições da córnea. Como é um grau que aumenta com a idade, os retoques são mais frequentes, principalmente após os 50 anos, porque essa “vista cansada” é progressiva.

Com o Excimer Laser, a cirurgia de HIPERMETROPIA é segura e eficiente. Para quem tem grau muito alto, existe alternativa cirúrgica, que é a substituição do cristalino natural do olho por um cristalino artificial, com foco longe e perto. Neste caso, nunca volta o grau.

COMO É REALIZADA A CIRURGIA REFRATIVA LASER PARA HIPERMETROPIA?

A cirurgia de HIPERMETROPIA é realizada pelo método PRK ou LASIK.
O LASIK é realizado com LASER DE FEMTON, método mais seguro e preciso, tornando a cirurgia totalmente à laser.

Tanto para miopia, astigmatismo ou hipermetropia, a cirurgia é realizada praticamente da mesma maneira. O que varia é o programa do laser.

  • Anestesia: tópica, isto é, com gotas de colírio;
  • Tempo cirúrgico: é muito rápido. Em geral, o laser retira 1 grau a cada 2 segundos;
  • Dor: o ato cirúrgico, em si, não apresenta dor;
  • Tampão ocular: não é mais necessário. O paciente sai da cirurgia com os olhos abertos. Em alguns casos, utiliza-se protetor ocular durante a noite;
  • Recuperação Visual: a recuperação se dá entre um e cinco dias, dependendo do método cirúrgico utilizado. Se for realizado o método PRK, a recuperação é de cinco dias. Se for utilizado o método LASIK, a recuperação ocorre entre 1 a 2 dias. A recuperação visual total pode levar de 15 a 90 dias. Porém, o retorno ao trabalho dever ser de 3 a 7 dias.

 

USO DE COLÍRIOS PÓS-OPERATÓRIOS:

Em geral, utiliza-se colírios por 15 a 30 dias. Algumas pessoas alérgicas ou com olho seco, podem necessitar de colírios por mais tempo.

NECESSITA RETOQUE?

Em 95% dos casos não é necessário retocar a cirurgia.

SAI TODO O GRAU?

Em geral, sim. Em média, somente 3% dos pacientes submetidos à cirurgia necessitam usar óculos. Algumas pessoas, por sensibilidade à luz, computador e direção, podem necessitar usar óculos escuros para estas atividades.


 

CIRURGIA REFRATIVA LASER PARA PRESBIOPIA

 

O QUE É A PRESBIOPIA?

A “vista cansada” ou PRESBIOPIA é a perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos. A “vista cansada” acontece normalmente a partir dos 40 anos, porque com o passar do tempo, o cristalino (a lente interna do olho) perde a flexibilidade necessária para o ajuste do foco. Desta maneira, pessoas que nunca usaram óculos passam a necessitá-los para leitura e pessoas que já os utilizavam, muitas vezes, necessitam de óculos multifocais. As únicas pessoas que não precisam de óculos de leitura após os 45 anos são os míopes, poís estes tem o foco da visão naturalmente para perto.

CIRURGIA A LASER PARA PRESBIOPIA:

A cirurgia a laser pode tratar a miopia, hipermetropia e o astigmatismo em pacientes com PRESBIOPIA. Acima dos 40 anos, caso o grau seja totalmente tratado para longe em ambos os olhos, o paciente necessitará de óculos para a leitura. A forma mais utilizada para eliminar ou diminuir a necessidade dos óculos para perto com a cirurgia a laser é denominada Monovisão, onde se realiza um equilíbrio na visão dos dois olhos. Para isso, corrige-se totalmente o grau do olho dominante para focalizar longe e o outro deixa-se um pouco míope para dar visão para perto. A pequena diferença de grau entre os olhos é, em geral, rapidamente compensada pela adaptação cerebral. A visão para perto fica ainda melhor nos hipermétropes, por causa da asfericidade da córnea, promovida pelo laser. Se a pessoa costuma fazer leitura prolongada, recomenda-se óculos complementar para letras muito pequenas, principalmente em condições de baixa iluminação. A cirurgia a laser para tratamento multifocal da córnea, com a finalidade de proporcionar a mesma visão que os óculos multifocais, está em estudos, mas ainda não apresenta bons resultados. Em pacientes com graus elevados ou com catarata inicial, pode-se indicar a substituição do cristalino por implante de lentes multifocais que proporcionam boa visão para perto e para longe.

* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (12) 3832.3567